A conquista da carreira internacional engloba uma série de esforços: estudo, pesquisa, tempo e a mudança de mindset e muita dedicação. Quando se busca esse tipo de mudança é preciso ampliar os horizontes, sem perder o foco. Por isso, a ajuda de um profissional experiente pode ser a chave para toda a mudança e conquista de objetivos.
A carreira internacional, para muitos, significa ampliar a experiência profissional. Para outros, como o brasileiro Ricardo Vellozo, também significa qualidade de vida e novas oportunidades. “Morar na Europa é mais que qualidade de vida, é poder aprender outro idioma, que não o inglês, conhecer novas culturas e ampliar o modo de ver a vida”, revela o novo contratado de uma multinacional situada em Oslo, na Noruega.
Depois de pouco mais de um ano e meio na busca por vagas na Europa sem sucesso, Ricardo chegou até à Tana pelo Youtube. “Nos vídeos dela eu encontrei uma série de dicas sobre como é o processo de busca por uma vaga na Europa para quem ainda está no Brasil, pois a minha intenção era deixar o país com um contrato assinado. Porém eu não queria mais perder tempo: foi quando fechei a consultoria”, comenta ele.
Todo o processo inclui etapas como a criação da personal branding, ou seja, como o candidato quer/deve se apresentar ao mercado de trabalho (networking, recrutadores e entrevistadores); elaboração do CV, Cover Letter e LinkedIn (que será utilizado de forma estratégica), teste de personalidade e análise de SWOT pessoal (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats: uma poderosa ferramenta de gestão que auxilia na tomada de decisões assertivas em direção ao alcance de metas e objetivos), preparo para entrevista (com mock interview/simulação de entrevista com as perguntas mais utilizadas pelos recrutadores europeus e as melhores respostas para elas) e diversas técnicas focadas no job hunt, ou seja, táticas para busca passiva e ativa de emprego, além de um vasto material de apoio.
Foram muitas horas de dedicação, embora todo o processo seja bastante simples e objetivo. “Toda a metodologia empregada pela Tana ajuda muito a ir direto ao ponto que você precisa alcançar”, lembra Ricardo. “Afinal, quem se vende é você, a Tana apenas te ajuda a fazer isso da melhor forma”, completa.
Para ele, dois dos pontos mais positivos de todo o processo, foram a abordagem da entrevista e o teste de conhecimento, pois durante a consultoria o candidato irá aprender como tirar o melhor proveito nas respostas, porque além de conhecer as perguntas mais comuns dos recrutadores, também estará focado em enaltecer seus pontos fortes com objetividade e coerência de acordo com a vaga em questão. “Culturalmente, brasileiros costumam ser menos objetivos nas respostas, o que atrapalha muito no momento de responder às perguntas dos recrutadores, principalmente aqui na Europa”, explica Tana Storani. Para ela, o autoconhecimento faz com que os candidatos sejam mais assertivos durante a busca por uma vaga.
Ricardo ainda não iniciou na empresa na qual irá trabalhar como Auditor Interno Financeiro, tampouco não inaugurou sua nova casa. Mas, depois de muito esforço e dedicação, já está de malas prontas, à espera da data da viagem e do visto de trabalho. “Tudo é válido não somente para Europa e tenho certeza que é possível se destacar com esses métodos em outros continentes e também no Brasil”, finaliza Ricardo.
Faça parte você também do seleto grupo de brasileiros de sucesso na Europa #gobrazilians