O Linkedin é a ferramenta chave para alcançar esse desafio.
Fazer um benchmark pelo Linkedin, descrever as atribuições de trabalho, utilizar o LinkedIn em inglês e aumentar a visibilidade no mercado estão entre as prioridades para conquistar uma carreira internacional.
Países como a Alemanha por exemplo, tem implementado programas para atrair mão de obra internacional qualificada e talentosa, para suprir a demanda de diferentes setores. Vale também ressaltar que a concorrência costuma ser bastante disputada, exigindo uma série de qualificações, requisitos e experiência prévia.
Por esse motivo, os candidatos precisam de muita pesquisa, dedicação, preparo e paciência. Neste caso, o ideal é conseguir assegurar uma vaga antes mesmo de deixar o país. Eles também oferecem uma maior facilidade de aquisição de visto de trabalho para estudantes de mestrados e bacharelados, enquanto que na Irlanda o estudante tem apenas 2 anos de visto de trabalho pós faculdade, na Alemanha essa troca para o visto de trabalho é quase que instantânea e pode ser para qualquer para vagas fora da lista de critical skill. Clique na imagem abaixo para saber mais sobre cursos na Alemanha.
Vamos listar abaixo cinco dicas, que vão te ajudar a conseguir um emprego na Europa antes de se mudar:
Além disso, sugerimos que o candidato faça pesquisas constantes no EURES do Governo Europeu.
Aqui o profissional pode descobrir informações sobre o mercado Europeu.
Por ser muito comum na Europa, 90% dos recrutadores usam o Linkedin regularmente para procurar candidatos, então, especificar e explanar sobre sua experiência profissional em seu perfil no Linkedin é o caminho, pois como já falamos, ele funciona como um currículo on-line.
“A descrição de suas atribuições de trabalho, para cada função desempenhada, ajuda recrutadores a encontrar seu currículo para uma vaga bem alinhada às suas experiências. Ao explicar suas principais responsabilidades, inclua palavras-chave para pesquisa, específicas do trabalho e de suas habilidades. Isso ajudará você a aparecer em mais resultados de pesquisa do Linkedin”, explica Tana Storani, CEO da Storani Careers.
Mas não para por aí, abranger seus talentos permitirá que os recrutadores ou gerentes de empresas saibam no que você é bom, também facilitará a encontrá-lo ao realizar uma pesquisa de candidatos usando os termos-chaves relevantes.
Outro passo importantíssimo é aumentar a sua visibilidade no Mercado. “Neste caso a dica é usar de técnicas de branding na sua carreira. Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa ou pessoa, com o objetivo de torná-la mais desejada e positiva na mente de seus clientes e do público alvo. O Branding, ou brand management, envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento com foco de criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha você no momento de decisão de compra do produto, serviço ou recolocação. Ou seja, fazer um curso no exterior online, participar de projetos internacionais, voluntários conscientes e demonstrar vontade de aprender coisas novas em diferentes culturas adiciona muito valor na visibilidade”, exemplifica Tana”.
Mas e o networking? Essa é uma palavra de sucesso. “Manter-se em contato constante com outros profissionais do ramo, participar de eventos, feiras e workshops profissionais, te ajudará consideravelmente a se destacar. Procure ampliar a sua rede de contatos profissionais e causar uma boa impressão. Nós da Storani Careers te ajudamos a desenvolver esse networking mas você também pode fazer networking navegando nas plataformas: meetup.com; clubhouse; online events (que sejam relevantes para sua área); xing; bark; opportunity; jobcase; lunchmeet; e quora”, conclui a Estrategista de carreira.
Outro ponto chave é fazer uma boa pesquisa em sites de empregos do país que pretende morar. A Comissão Europeia possui um portal, (https://br.indeed.com/), que engloba todos os países da Europa, e que pode ser uma excelente fonte de pesquisa.
É preciso verificar os pré-requisitos para as vagas e saber se o seu perfil se encaixa com o que a empresa busca. Vale lembrar que os processos seletivos na Europa podem levar meses, além de serem feitos em diversas etapas para a seleção do candidato ideal.
Alguns países da Europa são conhecidos mundialmente pela facilidade de admissão de imigrantes, pois eles têm leis específicas que flexibilizam a contratação de imigrantes para trabalhos temporários e fixos, são eles: República Checa, Polónia, Roménia, Malta, e Hungria.
Ver artigo sobre o assunto no infomoney com a minha participação.
As dicas acima, se colocadas em prática, darão muito certo. Mas, se ainda precisar de apoio para seguir com o sonho da carreira internacional, um profissional de consultoria, com experiência em carreira internacional irá te ajudar em qual a melhor estratégia a seguir. O profissional dessa área vai te orientar na elaboração de um excelente currículo, que varia de acordo com o país escolhido, vai te instruir com o Linkedin e te ensinar ferramentas-chave no linkedIn, além de te preparar para as entrevistas. Veja abaixo alguns depoimentos de quem chegou lá e conquistou a carreira internacional: