Saiba quais são as profissões em falta na Europa e prepare-se para o futuro

Saiba quais são as profissões em falta na Europa e prepare-se para o futuro

Inúmeros brasileiros possuem uma imensa vontade de construir uma carreira na Europa, mas não sabem se sua área de atuação está em demanda e ficam sempre na dúvida de como começar a buscar esse sonho. Porém, mais do que todos imaginam, muitos países Europeus buscam brasileiros para vagas, pois diversos países não têm mão de obra qualificada.  

Uma pesquisa feita pelo Guia do Mercado Laboral 2020, as profissões que na atualidade mas requerem mão de obra qualificada brasileira na Europa são as relacionadas ao mercado financeiro, como administradores, economistas, analistas com experiência em comércio exterior e principalmente países emergentes. 

Outra área também com alta demanda é a área de saúde, como dentistas, fisioterapeutas e médicos. Além disso, profissionais da área de tecnologia da informação, como engenheiros de sistemas e engenheiros de computação.

Se você também está em busca por esse sonho, a Storani Careers pode te ajudar a clarear a mente com boas oportunidades e também dicas de como se candidatar. A Storani Careers prepara o profissional para o mercado europeu desde o LinkedIn (muito requisitado na Europa), assim como preparação para entrevistas e onde encontrar empregos.

Abaixo temos uma lista de profissionais mais requisitados para a Europa (Fonte: Eures):

· Analista de risco;

· Atuário;

· Auditor interno;

· Analista de investimentos;

· Diretor de recursos humanos;

· Técnico de recursos humanos;

· Advogado;

· Jurista;

· Controller de gestão;

· Diretor financeiro;

· Responsável pelo controle de crédito.

· Engenheiro de automação e robótica;

· Responsável de manutenção;

· Supervisor de produção;

· Supervisor de turno;

· Project Manager;

· Property Manager;

· Diretor de vendas;

· Diretor de marketing;

· Analista de inteligência de Mercado;

· Data Scientist;

· Data Engineer;

· Consultor Funcional ERP;

· Machine Learning Engineer;

· Mobile Developer;

· Customer Marketing Manager;

· Especialista em marketing;

· Chef de Cozinha;

· Diretor Comercial;

· Diretor de operações;

· Gerente de hotel;

· Médicos;

· Dentistas;

· Fisioterapeutas.

Uma pergunta que não cala: Há profissionais em falta na Europa? 

Com certeza, há anos a Europa é um destino para muitos brasileiros, que têm conseguido firmar carreiras de sucesso. 

Há espaço também para aqueles que apenas querem passar uma temporada na Europa, e não tem pretensão de fazer carreira. Para as vagas de trabalho como: babá, professor de língua portuguesa, garçom, ou professor de algum curso específico na sua área de conhecimento, mas ministrado em língua portuguesa – exemplo: marketing, design e finanças. 

Lembrando que call centers também empregam muitos brasileiros, para atendimento no idioma em português – empresas e segurados de tecnologia da informação normalmente admitem estes profissionais.

Brasileiros podem entrar na Europa sem visto por um período de três meses, porém não é permitido trabalhar, pois é necessário o visto de trabalho. Sabemos que na prática não é bem assim, uma vez que, brasileiros cruzam a fronteira europeia, chegando como turistas e acabam ficando por lá. Nós da Storani Careers não aconselhamos tomar essa atitude. Faça seu planejamento e não se esqueça de todas as questões legais envolvidas.  

Se seu sonho realmente é trabalhar na Europa e fazer uma carreira promissora, preferencialmente na área em que já se encontra ou após um curso de especialização no país pretendido, saiba que graças à União Europeia é muito grande a emigração dentro dos países europeus. Profissionais altamente qualificados da Espanha e Portugal, por exemplo, acabam se mudando para países onde os salários são mais altos, como a Alemanha e a Suíça.

Você mesmo pode pesquisar no linkedin para checar se sua profissão está em demanda. Veja como é fácil:

Requisitos para trabalhar na Europa: 

Não podemos pensar que será fácil arrumar um emprego na Europa, só porque existem muitas profissões em falta, é necessário ter um bom currículo e dependendo da área é necessário validar o diploma e falar outra língua (de preferência a língua do país onde você quer morar). 

Da mesma forma, você tem que verificar quais são os documentos necessários para dar entrada em um visto de trabalho no país onde você quer morar, pois cada país europeu possui diferentes processos de visto de trabalho. 

Profissional em Portugal 

Uma das maneiras mais indicadas para encontrar vagas na Europa, especialmente no mercado português, é buscando sites de emprego de Portugal, como: Sapo, Net-empregos, Indeed e Career Jet. 

Para atuar no mercado português é preciso ter cidadania portuguesa ou europeia, ou então um visto de trabalho, quais são: o Startup Visa ou o Golden Visa.

Profissionais em falta em Portugal:

· Advogado Especializado;

· Controller Financeiro;

· Controller de Gestão ;

· Diretor Financeiro;

· Analista de Risco;

· Vendedor de Seguros;

· Técnico de RH;

· Programador;

· Diretor de RH;

· Digital Marketing.

Profissional na Espanha

Os sites mais habituais para se conseguir emprego na Espanha são: Infojobs, Infoempleo, Laboris e Trabajo, nessas páginas de internet você pode cadastrar seu currículo e ser informado sobre novas vagas na sua área de atuação. Brasileiros para atuarem no país precisam ter um visto de residência para trabalho ou cidadania espanhola. 

A Espanha enfrenta um grande problema com a falta de profissionais capacitados na Europa. Abaixo fizemos uma lista desses profissionais:

Profissionais em falta na Espanha: 

· Diretores comerciais;

· Técnicos de produção e operações;

· Eletricistas, carpinteiros, soldadores;

· Engenheiros civis, mecânicos e elétricos;

· Inspetores de controle de qualidade;

· Chefes de projeto;

· Executivos, assessores e vendedores comerciais;

· Especialistas em atendimento ao cliente e serviço de pós-venda.

Profissional na França 

Os sites mais conhecidos para profissionais buscarem vagas na França são: Cadremploi, Cadreo, Glassdoor, Indeed e Monster. A carta convite de uma empresa para te contratar ou o contrato de trabalho são os únicos métodos para se conseguir um visto de trabalho na França. Somente com esses documentos em mãos, você pode dar entrada com o pedido de visto no consulado da França no Brasil.

Será necessário também validar seu diploma no país francês (Fonte: Eurodicas).  

Profissionais em falta na França:

· Contadores;

· Analistas de TI;

· Gerentes de engenharia.

· Engenheiros de software e desenvolvedores;

· Engenheiros eletrônicos. 

Profissionais na Itália

Sites como: Clicca, Lavoro, Monster, Indeed e Infojobs são alguns dos sites mais conhecidos para pesquisar vagas de emprego na Itália. 

Para ter uma carreira profissional no país é preciso um visto de trabalho e o mesmo só é autorizado se o empregador apresentar um pedido específico de permissão, em um escritório de imigração. Caso seu objetivo seja atuar na sua área de formação do Brasil, é necessário realizar a validação de seu diploma no país. 

As cartas estão dadas! Escolha seu destino, lute por uma vaga 😊 

A Storani Careers oferece inúmeros serviços para realizar o sonho de trabalhar na Europa, confira no site e conte com a gente: https://storanicareers.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *