Minha cidadania Europeia saiu: Conheça os principais passos para conseguir um emprego na Europa!

Minha cidadania Europeia saiu: Conheça os principais passos para conseguir um emprego na Europa!

A procura por um emprego na Europa está se tornando uma realidade cada vez mais próxima. A transição do cenário no mercado de trabalho tem sido provada pela necessidade de uma vida melhor; A busca por qualidade de vida, segurança e novas perspectivas tem motivado muitos brasileiros a atravessar fronteiras e trabalhar no exterior. 

No entanto, a concorrência costuma ser bem disputada e a contratação exige inúmeros requisitos, tanto experiências prévias, quanto qualificações. Com a cidadania Europeia em mãos é mais fácil conseguir uma contratação, o processo pode demorar um pouco, porém você se torna um cidadão europeu e passará a ter o direito e regalias que os mesmos cidadãos da Europa possuem. Ter a cidadania em mãos é questão de tempo para encontrar um emprego, e claro, você não terá mais problemas com o visto de trabalho. Aqui vamos listar algumas dicas que vai te ajudar a dar o start, assim que receber sua cidadania Europeia: 

1 – Você pode morar e trabalhar em qualquer um dos 27 países da União Europeia. O primeiro passo é pesquisar sobre a cultura profissional do país, para qual pretende se mudar e trabalhar. O ideal é você fazer uma busca completa e elaborar uma lista com pontos positivos e negativos, exemplo: Como é morar no país; Quais cidades valem a pena; Pesquise sobre o clima; Preços de aluguel e mercado; Oportunidades de emprego; Costumes e hábitos dos moradores. Aqui indicamos conferir os websites Numbeo e statistica.

2 – Mantenha sempre seu perfil no LinkedIn atualizado e conectado com outros profissionais, como amigos de faculdade, colegas de trabalho, fornecedores, além claro, de seguir as empresas que você gostaria de trabalhar, confira sempre o que elas estão fazendo, como os processos seletivos, vagas que estão abrindo e onde há mais oportunidades. Outro ponto importante é preencher seu perfil completo e publicar conteúdos. Busque sempre utilizar as keywords, mais procuradas para aquele assunto. Otimize seus textos para ser visto, sugere a estrategista de carreiras, Tana Storani.

Dessa maneira você consegue se manter bem informado, com o que acontece na empresa de seu interesse, e que pode te ajudar em uma futura entrevista profissional. 

3 – Cada país possui uma peculiaridade na hora de selecionar o candidato ideal para a vaga ofertada e, é muito importante pesquisar e entender como funciona esse processo de acordo com o país de sua escolha. Faça uma análise de como esses países fazem suas contratações e verifique se você conseguirá fazer alguma coisa sozinho ou se você terá que contratar um estrategista de carreiras. A Storani Careers detém esse conhecimento específico de como funciona o mercado europeu e faz esse trabalho por você. Acesse nosso site e confira mais: https://storanicareers.com/

O profissional deve estar aberto a mudanças e, principalmente, ter a mente aberta e entender que um novo mercado vai requerer aprendizado e algumas vezes dar um passo para trás, é sinônimo de dois passos para a frente, em um futuro bem próximo, com um bom desempenho, quando for contratado, afirma Tana.

Como tratado no texto Como melhorar seu Linkedin para atrair recrutadores, o LinkedIn é a plataforma mais utilizada para as conexões profissionais, o que é um grande e primeiro degrau para o emprego almejado. 

4 – Participar de grupos no LinkedIn também vai fazer a diferença em sua trajetória de busca, pois, uma das principais funções dos grupos do LinkedIn é evidenciar suas habilidades e competências. No momento que se busca uma vaga de emprego, isso fará toda a diferença. Toda a exposição nos grupos escolhidos deve ser parte de sua estratégia para ser notada, além do que, nesses grupos são exibidas vagas postadas por participantes. 

“Usar da estratégia de participar de grupos ligados à sua área de interesse, assim além de ser visto, você pode debater assuntos profissionais e aumentar suas chances de encontrar a oportunidade de emprego tão sonhado”, finaliza Tana. 

5 – Não podemos esquecer que o currículo é uma das formas de “se apresentar” no mercado Europeu. O CV é sempre o espelho do LinkedIn, ambos têm que estar com as informações alinhadas e atualizadas.

Vale ressaltar que o CV no Brasil é completamente diferente do CV na Europa. O padrão no continente europeu é mais clean e organizado, com informações específicas como: nacionalidade, idiomas que a pessoa é fluente, formação acadêmica e mais. Por isso, nada de pensar em traduzir seu currículo do Brasil para a língua do país que busca vaga de trabalho.

6 – Outro ponto chave, que vai acelerar o seu processo de busca por emprego na Europa, é verificar de acordo com o país de escolha, se a sua formação, suas experiências e habilidades necessitam validar ou não o seu diploma e claro, se o país para qual deseja se mudar precisa de cursos específicos do país.

“O ideal é sempre pesquisar antes, o que é indispensável para aquele emprego (área) almejado, e veja como, onde e quando tirar os documentos necessários, relata a estrategista de carreiras”, explica Tana.

7 – Por fim, vale ressaltar que, inúmeros governos de países da Europa têm produzido programas para atrair mão de obra internacional e assim facilitar a contratação de pessoas qualificadas. Para utilizar uma fonte confiável sobre estes projetos, vá direto ao site oficial do governo ou ao site EURES que é a rede europeia de cooperação de serviços de emprego, concebida para facilitar a livre circulação de trabalhadores, e apresenta detalhadamente sobre as oportunidades profissionais no país. 

8 – Outra dica indispensável é verificar outros sites bem conhecidos que também disponibilizam vagas de emprego para estrangeiros. Sabendo o seu país de preferência, poderá navegar entre as opções e enviar o seu currículo. Alguns exemplos de sites são:

Infoempleos – Espanha;

Recruit Ireland – Irlanda;

Indeed – diversos países;

Monster – Países Europeus

Glassdoor – Irlanda

CV-Library – UK

TotalJobs – UK

Reed – UK

Você sendo Europeu possui todas as chances de um futuro com grande qualidade de vida e muitas oportunidades, além da sua imaginação. Aproveite esse “presente” que seus antepassados te deixaram e se precisar de ajuda estamos aqui.

Good Luck. 😁

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *