Internacionalização, Carreira e LinkedIn

Internacionalização, carreira, LinkedIn. Essas poderiam ser palavras-chave no novo marketing das empresas, mas também pode ser fundamental para sua carreira mundo afora.

Internacionalização é o nome dado, simplificadamente, ao processo das empresas que estão em mudança para um país diferente. Trata-se da adaptação de valores, juntamente com outras variáveis como cultura, política, economia, leis, entre outras que as empresas devem levar em consideração para a definição de uma estratégia eficiente de penetração no novo mercado.

E então você deve estar se perguntando, e o que eu tenho a ver com isso? Se adaptar-se ao novo mercado demanda tempo, pesquisa e muita dedicação às empresas, você deveria pensar o mesmo se ambiciona uma carreira internacional.

Palavras-chave

Já falamos de diversos aspectos a serem observados com critério em seu LinkedIn para a conquista de uma nova carreira, nacional ou internacionalmente. Desde o preenchimento, foto adequada e até as palavras-chaves que devem ser adaptadas de acordo com uma análise profunda entre o mercado, sua profissão e sua experiência.

Outro passo essencial para a internacionalização é ter o seu currículo e portfólio em outros idiomas – no mínimo o inglês – e, assim que optar por isso, deixa-lo impecável na língua escolhida. Assim, é preciso ter um overview de sua área de atuação X a cultura das empresas que lhe são interessantes de forma a encontrar as palavras-chaves para utilizar em sua apresentação – tudo de forma técnica, também no idioma eleito.

Ou seja, você também irá mapear, localmente, o seu mercado de atuação, a política, possível legislação que envolverá não somente a sua mudança de país, mas também as questões técnicas inerentes à sua profissão e então elaborar sua estratégia de marketing pessoal com especificidade.

Pesquise e seja pesquisado

O uso adequado destas palavras é imprescindível para sua presença digital, pois é o mecanismo utilizado em todas as ferramentas de busca da internet, desde os sites generalistas (como google, por exemplo), até as redes sociais (como o facebook e, claro, nossa principal ferramenta, o linkedIn).

Assim sendo, depois de mapear seu novo mercado de atuação é hora de mirar as empresas relacionadas – e os termos mais empregados por elas nos websites e redes sociais delas – é tempo de colocar em prática em sua biografia.

A palavra é relacionamento

Ser referência e estar entre os profissionais procurados pelas empresas é um passo importante para estreitar o networking. E esse é mais um aspecto relevante na utilização das palavras chave, pois se você utiliza estas referências, seu recrutador – e seu concorrente também irão usar.

Aliás, para conhecer as possibilidades inerentes ao mercado externo, procurar um aconselhamento especializado ou uma mentoria é um grande benefício que pode levar a um plano de carreiras eficaz, LinkedIn estratégico, currículo adaptado, dicas para entrevista e estratégias para potencializar o seu acesso ao cenário internacional. Conheça o nosso trabalho de coaching de carreira internacional e fique por dentro das novidades do mercado de trabalho internacional.

2 Comments

  1. Higor G Alves says:

    Olá Tana. Gostaria de saber um pouco mais a fundo sobre este programa de coaching internacional, pois estou disposto a me aperfeiçoar para conseguir uma vaga no exterior na área de engenharia elétrica. Vejo muitas vagas surgindo no Linkedin e até aplico para algumas, mas nunca tive nenhum retorno positivo. Se possível me passar o programa da mentoria e também os valores praticados. Agradeço por sua atenção.

    1. Tana Storani says:

      Oi Higor
      Obrigada pelo contato
      Enviei email com todos os detalhes sobre o coaching.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

three × one =