Inglês fluente, experiência profissional incrível e um currículo invejável. Se você acha que isso irá garantir sua carreira internacional está enganado. É preciso investir tempo e conhecimento em prol de uma estratégia de carreira, assim como o uso adequado de artifícios, no nosso caso, o LinkedIn.
A dinâmica das contratações atuais já não é mais a mesma há tempos e nem somente de um histórico escolar impecável é feito um candidato. Além das experiências e conquistas profissionais, os recrutadores também levam em consideração o networking e as habilidades interculturais.
Prova disso também é a forma de uso do LinkedIn, que deixou de ser uma rede social voltada para o profissional para ser um vasto campo de networking e personal branding. Portanto, a forma como você se relaciona com a plataforma, isso inclui o preenchimento das informações, interatividade, publicação de artigos e sua foto, também conta pontos durante um processo de transição de carreira. Sobretudo para multinacionais internacionais.
O LinkedIn possui mais de 400 milhões de usuários no mundo e é utilizado por mais de 90% dos recrutadores internacionais. Nós já falamos aqui (e demos várias dicas no artigo) como a rede social pode te ajudar: a importância das Keywords (que também serão ranqueadas pelo Google), como funcionam as recomendações e como a publicação de artigos pode ampliar suas redes de contato e o engajamento do seu perfil – ou seja, como ele pode atrair mais atenção.
Logo, fica mais do que claro a importância de utilizar os recursos da rede com sabedoria (vale buscar um aconselhamento). Portanto, preencha com atenção seu currículo e isso inclui preencher muito bem o título e o sumário, adequar o perfil à vaga de interesse e investir na sua imagem – pois ela é a primeira que fica, tanto aqui, tal qual o ditado popular. Ah! E não se esqueça dos cuidados com o inglês: fundamental para quem pretende conquistar a carreira internacional.
Também fique sempre atento às modificações e novos recursos da rede. A plataforma oferece alguns canais para melhorar sua performance, como nesse vídeo. Assim, com estratégia e planejamento, seu perfil terá melhor visibilidade e será mais visualizado.
A foto é outro item de suma importância nesse processo. Atente-se para o fundo, composição e a imagem (sempre o mais profissional possível) que pretende passar, adequando sua área de atuação profissional à sua persona profissional.
Quer um exemplo? Se você atua numa área de finanças ou direito, nem pense em fugir de uma vestimenta social. Ou, se você é um profissional de marketing ou social media, pode utilizar recursos mais modernos. Mas, nunca tenha fotos de festas ou viagens – em nenhum dos casos irá te favorecer.
Você pode saber mais sobre sua foto no LinkedIn neste vídeo, ou neste artigo. Ou ainda, curtir o bônus de uma hora de dicas do pessoal da Click Life Moment, incluído no curso ‘Carreira Internacional na Europa’, atualmente com desconto exclusivo de lançamento, além de outros bônus.
O curso oferece um approach bem completo e estratégico distribuído em três pilares. No primeiro deles, o foco é a mudança de mindset e o entendimento do mercado de trabalho na Europa (custo de vida, salários, vistos, oportunidades e como se preparar diante destes quesitos). Assim, inicia a construção da base para a carreira internacional.
No segundo pilar, tem à disposição as melhores técnicas, estratégias e como pensam os recrutadores a fim de construir o currículo perfeito. Assim, ao final do módulo, poderá enviar para o Team Tana revisá-lo a fim de garantir sua eficiência, assim como o preenchimento do LinkedIn.
E no terceiro pilar e último pilar, o usuário já terá habilidades para colocar tudo em prática em busca da carreira internacional, com segurança e confiança para aplicar para as vagas e participar das entrevistas, com estratégia e planejamento.