Com métodos corretos é sim possível alcançar seu objetivo
Um bom perfil no LinkedIn é aquele que torna mais fácil para um recrutador encontrá-lo na rede. Claro, depois de encontrá-lo, ele também precisa gostar do que está ali. Manter sua conta ativa é sinônimo de estar em constante contato com parceiros de trabalho, profissionais de outras empresas, empresários de sucesso, futuros empregadores e oportunidade de trabalho publicadas.
Para te orientar a ter um perfil atraente, confira algumas dicas:
1-As hashtags no LinkedIn são textos que podem ser inseridos nas publicações de perfis individuais ou de páginas de empresas, além de outras áreas dentro do LinkedIn, sendo que as mesmas te ajudam a descobrir assuntos e tópicos mais relevantes, e que lhe dão a oportunidade de interagir com eles.
Utilize a ferramenta de pesquisa do LinkedIn para listar as hashtags mais relevantes e seguidas. Para utilizar basta clicar dentro da caixa de pesquisa do LinkedIn no topo da tela, digite # e comece a digitar a palavra relacionada à sua linha editorial de conteúdo para receber os resultados.
“As hashtags mais populares aparecem como sugeridas ainda nesta caixa de pesquisa; então basta clicar em cada uma das hashtags para aprender mais sobre ela e ver quantos seguidores cada uma possui”, afirma Tana Storani, CEO da Storani Careers.
“Uma outra dica é siga as hashtags a qual você também deseja receber conteúdos em seu feed, assim você também pode acompanhar as publicações relacionadas a outros usuários e assuntos”, completa Storani.
Se você já tiver uma empresa em vista, que deseja ser um futuro funcionário, o segredo é ficar atento nas hashtags utilizadas pela própria empresa e pelos funcionários e postar regularmente usando essas mesmas hashtags, para que as pessoas possam te achar.
2- Outro ponto importante é utilizar Keywords, como um elemento primordial na estruturação do seu perfil, elas são a grande jogada para se manter relevante em qualquer mecanismo de busca.
Fique atento na hora da escolha dessas palavras chaves, como a empresa será estrangeira, a qual deseja trabalhar, os termos relevantes têm que ser naquela língua, em qualquer um dos elementos do LinkedIn, do cargo às competências escolhidas.
Utilize as variações ao seu favor, essa pode ser a diferença entre conseguir a vaga tão sonhada ou passar despercebido pelos recrutadores. Potencialize os termos específicos, como: webwriting, social media e content marketing.
Use as palavras chaves e frases que recrutadores podem usar para achar seu perfil. Na parte lá embaixo no seu perfil chamada “Skills & Endorsements” (Competências e recomendações) pode te ajudar a ter uma melhor ideia de Keywords, relata Tana.
A área Skills Assessments permite que os usuários realizem testes para validar as habilidades assinaladas na área de Skills & Endorsements.
3- A plataforma LinkedIn permite que você junte em um total de 50 grupos. Alguns são estritamente comerciais e outros mais freewheelings.
“Recomendamos que você siga o máximo possível de grupos, mas o primordial é selecionar de 5 a 10 grupos, para poder dar mais de sua atenção e ter mais benefícios com sua participação”, afirma Tana.
Como o LinkedIn possui várias empresas cadastradas, os grupos são moderados e cada visitante tem sua participação controlada. O ponto chave é que, o melhor dos grupos de empresas é que eles são bem selecionados, as discussões tendem a ser produtivas, com diálogos ricos em informações.
Ao encontrar alguns líderes de empresas de sua área de segmento, faça uma busca e participe de alguns grupos que eles frequentam. É normal querer saber que outros grupos eles frequentam. Você pode descobrir indo ao perfil da pessoa, onde é possível encontrar uma lista de grupos a que ele ou ela pertence.
4- Um método bastante eficaz para manter o seu perfil no LinkedIn ativo e ter maior visibilidade é utilizar o recurso de eventos. Esse meio é uma forma fácil de criar e participar de eventos profissionais online, que lhe interessam, além de ajudar a expandir para comunidade ativas e profissionais, gerando um relacionamento original face a face.
O host events ainda oferece acesso à lista de integrantes do LinkedIn que participarão com você, sendo o lugar ideal para começar a interagir com outros participantes, de forma que você pode enviar um convite de conexão antes do evento, além de ajudar na divulgação de palestras, webinars e até meetups.
Vale ressaltar que você também pode entrar em contatos com outros membros, interagindo nas conversas no feed do evento, e se você seguir a hashtag do evento, ficará atualizado sobre qualquer coisa relacionada ao evento no LinkedIn.
5- Por fim, o bom e velho Networking é um ótimo método para manter-se conectado com profissionais, colegas de trabalho, consultores e mais, facilitando assim a troca de informações e knowledge.
O LinkedIn possibilita esse estreitamento de conexões, pois quanto maior a sua rede de conexões, maior a probabilidade de você ser descoberto por empregadores e recrutadores. Sendo que, esse aumento de conexão também amplia sua rede e te ajuda a se estabelecer como um especialista em sua área.
Tana Storani alerta que, boa parte dos usuários pecam ao pensar que enviar inúmeras mensagens é uma forma de vender mais ou de se conectar. “Esse cold call digital tem um índice de continuidade muito baixo. Indicamos o LinkedIn Sales Navigator, para quem quiser levar a interação para outro patamar, são ideais para mensagens impessoais”.
Vale lembrar que cada vez mais empresas e consultorias de RH vêm usando a ferramenta para encontrar candidatos ideais, por isso a importância de não só ter um bom currículo, mas também um perfil bem feito e completo no LinkedIn, mesmo que não esteja em busca de um emprego, no momento.
Se precisar de ajuda estratégica para fazer networking or powerup seu linkedin é só entrar em contato pelo info@storanicareers.com